19 anos a fazer uma diferença positiva
Mais de ¼ das luminárias LED instaladas em Portugal são luminárias ARQUILED. Em quase duas décadas, ajudámos a trazer a iluminação pública para o século XXI; nos próximos anos, vamos contribuir para tornar as cidades e territórios ainda mais eficientes, inteligentes e sustentáveis
A ARQUILED está a comemorar 19 anos e no limiar de quase duas décadas de história, impõe-se fazer uma reflexão sobre esta caminhada.
Em 2005, quando a empresa iniciou a sua atividade, a tecnologia de LED (Light Emitting Diode) estava na sua infância e constituía uma grande novidade. É verdade que já existiam LED (vermelhos, verdes, amarelos e infravermelhos) desde os anos 60 do século passado, mas apenas como luzes de sinalização, de que a luz de “stand-by” da televisão e o infravermelho do controlo remoto são exemplos. Só passados 30 anos, já na década de 90, é que se dá a descoberta do LED branco que revolucionaria a iluminação.
Pouco mais de dez anos depois, em 2005, nasce a ARQUILED, uma das primeiras empresas totalmente dedicadas a esta nova tecnologia para iluminação. Pioneiros, empreendedores e com um enorme espírito inovador, conseguimos o nosso momentum inicial. E dez anos volvidos, já com a tecnologia LED mais madura, abraçámos a missão da eficiência energética, com especial foco na iluminação pública.
Transformámos a iluminação pública em Portugal
Desde então já colocámos cerca de 800 mil luminárias LED nas estradas de todo o país, o que corresponde aproximadamente a 25% do parque edificado. Podemos orgulhosamente dizer que, à data, mais de uma em cada quatro luminárias LED instaladas em Portugal foram projetadas, desenhadas e produzidas pela ARQUILED em Mora, no Alentejo. E, naturalmente queremos que esse número continue a crescer.
Nestes dez anos de iluminação pública, o impacto no país já é significativo. As nossas luminárias permitiram aos municípios modernizar o parque de iluminação pública, diminuir significativamente os seus custos energéticos, melhorar a iluminação das ruas e potenciar a segurança dos cidadãos. E devido à superior eficiência da tecnologia LED, ajudámos a evitar cerca de 45 mil toneladas de CO2 por ano – o equivalente a retirar 11 mil carros utilitários de circulação.
A próxima década também será repleta de novos desafios. Se, por um lado, em 2027 o parque de iluminação pública já deverá estar totalmente convertido para a tecnologia LED, por outro, a progressiva conexão das luminárias em rede com gestão remota bidirecional e a integração com outros serviços municipais em IoT potenciará a descarbonização e eficiência energética e acelerará o caminho para cidades e territórios mais inteligentes, já iniciado por municípios como Tomar, Palmela e Portalegre, apenas para citar alguns.
O futuro é sempre incerto, mas de uma coisa temos tanta certeza quanto é possível tê-la: a ARQUILED estará sempre na vanguarda da descarbonização e da eficiência. Que venham então os próximos 20 anos.
Miguel Allen Lima
ARQUILED CEO