Município de Cuba assina contrato de iluminação pública LED
Cuba na vanguarda da tecnologia energética
Dia 23 de novembro o município de Cuba assina um grande contrato de locação financeira a 5 anos para a reconversão de iluminação pública para LED em todo o município.
O projeto, que será instalado pela empresa Cunha Bastos, conta com a parceria da ARQUILED na substituição de 1389 luminárias, das quais 1179 viárias e 998 decorativas.
O investimento total de mais de 300 mil euros neste avançado sistema de luminárias representará uma diminuição do gasto energético de 64% e uma poupança líquida total de mais de 40 mil euros no final do projeto.
Este plano integral de reconversão de iluminação pública para LED assente em eficiência energética significa também uma redução de 15 mil toneladas de CO2, o que representa uma minimização significativa do impacto ambiental com a utilização destas luminárias.
Com a implementação deste projeto, a autarquia moderniza a iluminação pública do concelho praticamente a custo zero, através da própria poupança gerada com garantia dos equipamentos a 10 anos, para um produto que tem um período de vida útil de 15 a 20 anos.
João Português, Presidente da Câmara de Cuba, mostra-se orgulhoso com o projeto e afirma que “não é por sermos um concelho pequeno que deixamos de nos preocupar com o impacto ambiental e com a redução dos custos na autarquia”. “Integrar um município com cerca de 5000 habitantes no conceito de smart cities mostra a nossa constante preocupação na busca pelo que é melhor e mais inovador, para a nossa população”, explica o autarca.
A nova iluminação pública de Cuba é assegurada pela ARQUILED, uma empresa portuguesa focada na iluminação por LED, que fabrica e desenvolve soluções de iluminação, sendo o principal player de Iluminação Pública LED.
Para Miguel Allen Lima, CEO da ARQUILED, com um projeto como o de Cuba, à semelhança do que aconteceu em Aljustrel, Valongo, Vouzela, “a autarquia não só beneficia, a médio/longo prazo, de uma redução significativa na fatura energética mensal, como reforça a segurança e bem-estar dos seus habitantes com ruas bem iluminadas a baixo custo”.
Para mais informações, contactar:
Rita Magalhães – ritamagalhaes@articleland.pt – 91 921 46 00