ARQUILED subscreve Carta de Princípios do BCSD
Documento é um referencial voluntário de boas práticas de gestão que reúne as empresas portuguesas em torno de compromissos comuns de desenvolvimento sustentável para Portugal
A ARQUILED subscreveu a Carta de Princípios do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável, associação empresarial sem fins lucrativos que agrega e representa empresas que se comprometem ativamente com a sustentabilidade.
Publicada em novembro de 2017, esta Carta de Princípios é uma aposta no reforço de práticas de gestão sustentável baseadas em seis princípios: (1) Conformidade Legal & Conduta Ética, (2) Direitos Humanos, (3) Direitos Laborais, (4) Prevenção, Saúde e Segurança, (5) Ambiente e (6) Gestão.
Implementada pela Jornada 2030 – a agenda comum das empresas pela sustentabilidade em Portugal, o documento está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, bem como com a estratégias da União Europeia (UE) e Portugal, com o Pacto Ecológico Europeu e com o Acordo de Paris, incluindo também metas de Responsabilidade Social Empresarial multi-stakeholder.
A Jornada 2030 é composta por 20 objetivos, 20 metas e 20 indicadores transversais de âmbito ambiental, social e de governo (ESG – Environment, Social and Governance), a serem implementados através de 5 etapas: Conhecer, Construir, Comunicar, Consolidar e Coliderar.
Mais de 170 empresas signatárias
Originalmente subscrita por 35 empresas, incluindo a Corticeira Amorim, a EDP, a Sonae e a Navigator, a título de exemplo, a Carta de Princípios do BCSD conta atualmente com mais de 170 empresas signatárias, às quais se junta agora a ARQUILED. O documento pode ser subscrito e aplicado por qualquer empresa que partilhe a ambição de um futuro sustentável, independentemente da sua dimensão e setor de atividade. A ARQUILED incentiva os seus fornecedores a fazerem-no.
O BCSD Portugal é um influente ator nacional no domínio da “transição para uma economia de baixo carbono, que valorize os ecossistemas e que seja geradora de bem-estar na sociedade” mediante “novos modelos de negócio, competitivos, inovadores, responsáveis, sustentáveis e inclusivos”. Conta com mais de 130 associados que empregam mais de 270 mil pessoas. O volume de vendas dos associados não financeiros do BCSD Portugal representa mais de 38% do PIB nacional, valor que se traduz em mais de 65 mil milhões de euros de volume de negócios e um VAB entre 6 a 8% do PIB.