A idade maior
A ARQUILED faz 18 anos. O mundo mudou, e nós também. Mas há uma constante no percurso: nunca deixámos de ser uma empresa inovadora. Aliás, mudámos porque evoluímos com o mundo, procurando sempre estar na vanguarda da tecnologia.
Génese e infância
Há 18 anos, dois colegas que trabalhavam em iluminação cénica depararam-se com uma oportunidade que iria mudar as suas vidas: a iluminação por LED (díodo emissor de luz, na sigla inglesa). Após vários anos a criarem efeitos de luz para espetáculos e peças de teatro, eis que surge uma tecnologia inovadora, capaz de novas funcionalidades e efeitos.
Até então, a iluminação era feita exclusivamente por lâmpadas, umas usando gases, outras incandescentes, mas sempre partindo de uma ampola de vidro para dar luz. À semelhança das válvulas termiónicas que foram substituídas pelo transístor (um semicondutor de estado sólido como o LED), as lâmpadas poderiam ter uma evolução semelhante.
É graças aos transístores que hoje temos computadores e telemóveis que cabem na palma da mão. Algo totalmente impossível com as válvulas, de grandes dimensões, pouco fiáveis e grandes consumidoras de energia. Na iluminação poderíamos estar perante um caminho semelhante. Efetivamente, desde a invenção da lâmpada incandescente por Thomas Edison, em 1879, que não se assistia a tamanha revolução no mercado da iluminação.
Percebendo o potencial envolvido, estes dois empreendedores decidiram largar os seus empregos para se dedicarem em exclusivo a explorar esta oportunidade. E assim nasce a ARQUILED uma das primeiras empresas do mundo a dedicar-se exclusivamente à iluminação por LED.
Seguem-se um conjunto de projetos emblemáticos como os Casinos de Lisboa e do Estoril e hotéis de renome como o Tróia Design Hotel e o Crown Plaza Vilamoura, que afirmaram a ARQUILED como uma empresa altamente inovadora, marcada por um forte crescimento logo nos primeiros anos.
Entrando na adolescência
Com a crise do setor da construção, em 2014, verifica-se uma desaceleração dos projetos arquiteturais e, consequentemente, da iluminação, provocando um forte impacto na empresa, que decide então delinear uma estratégia baseada na eficiência energética, com ênfase na iluminação pública.
Numa conjuntura em que muitas autarquias portuguesas se encontravam em sérias dificuldades financeiras, e sabendo-se que a iluminação pública representa cerca de 70% dos gastos elétricos de um município, a troca para iluminação LED seria uma ajuda substancial na redução de custos. E assim, com um leque de serviços alargado, aproveitando esta oportunidade, a ARQUILED continuou a crescer e a liderar a transição energética na iluminação.
A idade adulta
Essa missão de ajudar os nossos clientes a poupar recursos críticos de forma inovadora está cada vez mais no nosso ADN. Hoje, mais que uma empresa de iluminação somos uma empresa de eficiência.
Reforçámos o potencial de poupança de energia dos LED tornando a iluminação inteligente, promovemos a transição para LED como um momento ideal para iniciar projetos de cidade inteligente e, mais recentemente, começámos também a ajudar a poupar água, um bem cada vez mais escasso.
Ou seja, afirmamo-nos progressivamente enquanto hub de serviços e soluções para uma gestão mais eficaz e sustentável das cidades e territórios, um veículo da sustentabilidade para os nossos clientes e parceiros.
Não sabemos como vão ser os próximos 18 anos, mas sabemos que continuaremos a ser uma empresa inovadora, focada na gestão de recursos críticos. Ajudar os nossos clientes a fazer um mundo melhor, mais eficiente e sustentável será sempre a nossa trave-mestra.
Miguel Allen Lima
ARQUILED CEO