A sustentabilidade está no nosso ADN
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Carta de Princípios do BCSD e ARQUILED: o que têm em comum? A ambição de um futuro sustentável.
Desde a sua génese que a ARQUILED se identifica com os princípios da sustentabilidade e da eficiência. Aliás, nascemos com um foco claro e preciso: fornecer iluminação eficiente maximizando as vantagens da tecnologia LED. Sempre foi este o nosso ADN.
Com a evolução do negócio e da interação com os clientes, o âmbito da nossa atividade foi-se alargando para além da iluminação, mas a “eficiência” manteve-se como denominador comum a tudo o que fazemos.
A inclusão de soluções de eficiência hídrica no nosso portefólio, por exemplo, é um passo lógico e natural. A nossa atuação pauta-se sempre pela sustentabilidade, como missão e como diferenciação.
Empresas pela sustentabilidade
É neste contexto que subscrevemos a carta de princípios do BCSD Portugal – o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável que agrega e representa as empresas nacionais que se comprometem ativamente com a sustentabilidade, sendo um dos dinamizadores nacionais da transição para uma economia de baixo carbono que valorize os ecossistemas e que seja geradora de bem-estar na sociedade.
Estamos em boa companhia, já que estão representadas mais de 170 empresas nacionais, com uma ampla representação setorial.
Identificamo-nos com os princípios, objetivos e visão expressos neste referencial. Subscrevê-lo constitui um passo adicional para o nosso compromisso ambiental e social. E como corolário, obriga-nos a sistematizar e refletir ainda mais sobre as nossas ações e o impacto das mesmas, enquanto organização e pessoas.
Implementada pela Jornada 2030, a agenda comum das empresas pela sustentabilidade, em Portugal, o documento está alinhado com a estratégias da União Europeia (UE) e de Portugal, com o Pacto Ecológico Europeu e com o Acordo de Paris, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
A ARQUILED e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Numa análise superficial a atividade da nossa empresa incide, essencialmente, sobre três ODS:
- ODS 6 – Água potável e saneamento
- ODS 7 – Energias renováveis e acessíveis
- ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis
Esta conclusão é razoavelmente óbvia para uma pessoa externa à empresa. Já os seguintes ODS sempre fizeram e farão parte da nossa cultura:
- ODS 5 – Igualdade de género
- ODS 8 – Trabalho digno e crescimento económico
A propósito do ODS 5, ainda recentemente a ARQUILED foi distinguida com o Selo da Igualdade Salarial. Mas, o mais interessante é quando começamos a refletir sobre os outros ODS, não tão óbvios, e perceber como alguns também se relacionam com o nosso trabalho, ainda que de forma indireta.
Tomemos o ODS 3 – Saúde de qualidade, como primeiro exemplo. Está demonstrado que há uma correlação direta entre saúde pública e acesso a água potável segura. Na falta desta começam a surgir doenças como a cólera e a disenteria, entre outras. A eficiência hídrica, associada à garantia da qualidade da água, contribui ativamente para uma melhor saúde pública.
Atentemos agora ao ODS 15 – Proteger a vida terrestre. Ao promovermos a utilização de luminárias com temperaturas de cor mais quentes, reduz a emissão de luz azul, protegendo assim a fauna e seus ritmos circadianos. O mesmo sucede com as luminárias inteligentes, que reduzem o fluxo luminoso sempre que a luz é desnecessária, diminuindo assim, drasticamente, a poluição luminosa.
Pessoalmente recomendo esta análise a todas as empresas, independentemente da área de negócio em que atuam ou da dimensão. Não só nos alerta para o impacte ambiental das nossas ações e atividades, como nos motiva a sermos cada vez mais responsáveis, contribuindo para um objetivo global. E é também por isso que incentivamos todas as empresas a subscrever o referencial de boas práticas de gestão sustentável que é a Carta de Princípios do BCSD.
Miguel Allen Lima
ARQUILED CEO