ARQUILED equipa concelho de Tomar com luminárias inteligentes conectadas por LoRaWAN®
O projeto pioneiro de Iluminação Pública inteligente, com gestão centralizada em plataforma IoT e Inteligência Artificial, comportará cerca de 14 mil novas luminárias conectadas por comunicações LoRa.
A iluminação pública convencional será substituída na totalidade do concelho por luminárias LED da Arquiled equipadas com tecnologia wireless Long-Range Low-Power, que permitirá regular, ponto a ponto, toda a rede de iluminação. Com recurso à integração da plataforma de gestão Watson IoT com outros sistemas do município, será ainda possível gerir e monitorizar outros serviços concelhios – a plataforma permitirá, por exemplo, observar eventos em tempo real e obter alertas cuja informação poderá ser utilizada para proceder a alterações ou ajustes ou para atuar preventivamente com base da analítica do sistema.
A conversão dos 13 522 pontos de luz convencionais para luminárias LED abrange as onze freguesias do concelho e implicará a instalação de luminárias viárias, ornamentais e históricas, de acordo com as características das diferentes zonas da região. Cada luminária possui o seu próprio módulo de comunicações Low-Power WAN (LPWAN) em LoRaWAN®, desenvolvido pela Arquiled, que permite o controlo e gestão a nível individual ou em rede, comunicando com a Application Programming Interface (API) da Arquiled, que por sua vez faz a ligação ao Watson IoT.
Consórcio integrado pela Arquiled promove a eficiência energética do Município
A criação do novo modelo de iluminação pública de Tomar enquadra-se num contrato de gestão eficiência energética mais amplo, em formato ECO.AP a 16 anos, cujo investimento total previsto é de 8.9 milhões de euros. A poupança gerada no período do projeto está estimada em cerca de 11, 5 milhões de euros, verba que será reinvestida na infraestrutura do concelho.
O contrato foi assinado entre a autarquia e a Ferrovial Serviços – empresa de serviços energéticos que utiliza as poupanças geradas pela diminuição do consumo energético na iluminação pública para investir na infraestrutura do concelho, sem encargos ou investimentos adicionais para a autarquia. Na qualidade de entidade gestora e visando a operacionalização do projeto, a Ferrovial Serviços associou-se à Arquiled – enquanto especialistas na área de soluções de iluminação pública –, e à Softinsa, empresa do grupo IBM especializada em serviços de gestão e desenvolvimento de aplicações e infraestruturas.
Do orçamento total do projeto, cerca de 3 milhões de euros estão alocados à componente a implementar pela Arquiled.
No âmbito do projeto de gestão de eficiência energética do município estão também contemplados quatro projetos piloto de monitorização da qualidade da água do Rio Nabão e dos seus níveis de cheia, assim como da qualidade da água e da utilização e perda de água nas bocas-de-incêndio.
Tomar: cidade Smart Human City
Segundo a Presidente de Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas, o projeto agora iniciado “promove a coesão territorial, uma vez que abrange a totalidade do concelho, e aposta claramente na componente tecnológica”. Segundo a Presidente, o projeto integra-se no trabalho desenvolvido pela autarquia para fazer de Tomar “uma Smart Human City ao nível do território científico, tecnológico, inteligente e humano.”
Para o CEO da Arquiled, o projeto é um exemplo do que os municípios podem fazer “no sentido de promover cidade amigas do ambiente e, simultaneamente, alcançar uma poupança significativa para a autarquia”. Ainda segundo Miguel Allen Lima, a participação da Arquiled neste projeto inovador enquadra-se perfeitamente naquela que tem sido a aposta mais recente da empresa – “o desenvolvimento de sistemas inteligentes de iluminação apoiada em IoT”.
Para além do desenvolvimento de projetos pioneiros em Portugal, a Arquiled – com escritórios em Lisboa e fábrica em Mora, no Alentejo –, tem vindo a apostar forte na internacionalização da empresa, investindo em países como a Colômbia, Brasil e Peru. A promoção e concretização do conceito de Smart Cities, assente em pilares como a sustentabilidade, a segurança, a eficiência energética, a inteligência e a conetividade – é uma constante na sua atuação
[Notas]
O programa ECO.AP, lançado em 2011, tem como objetivo alcançar um nível de eficiência energética de 30% nos organismos e serviços da Administração Pública até 2020.
Poupança estimada de 11,5M€ nos gastos da autarquia com iluminação acumulada, nos 16 anos de duração do contrato. Dados fornecidos pela Ferrovial Serviços, SA.
LoRaWAN® é uma marca registada da LoRa Alliance®.
A Bright Science, empresa do grupo Arquiled, está em fase de associação à LoRa Alliance®.