ARQUILED integra o Conselho Económico para a Internacionalização na Colômbia (CEIC)
A importância das relações económicas Portugal-Colômbia conduziu a AICEP à criação de um Conselho Económico com o objetivo de facilitar a internacionalização das empresas portuguesas naquele país. A Arquiled, com escritório em Bogotá, foi convidada a integrá-lo.
A Arquiled Colombia, foi convidada a integrar o Conselho Económico para a Internacionalização na Colômbia (CEIC), cuja primeira reunião teve lugar no dia 22 de agosto, na residência oficial da Embaixadora de Portugal na Colômbia.
Composto por entidades portuguesas representativas dos setores privado, empresarial, cultural e universitário, o CEIC é um órgão consultivo que funciona como centro de partilha de informação, experiências e perspetivas e elabora recomendações aos dois Governos visando o aprofundamento das relações bilaterais, nomeadamente a criação de condições mais favoráveis ao sucesso das empresas portuguesas na Colômbia e à promoção da “marca” Portugal.
Criado em novembro de 2017, o Conselho Económico para a Internacionalização na Colômbia enquadra-se no Plano Estratégico da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal – que prevê a criação de uma rede de Conselhos Económicos para a Internacionalização destinados a apoiar a missão da agência enquanto facilitadora da internacionalização da economia portuguesa.
Intensidade das relações económicas Portugal-Colômbia
A Arquiled abriu escritório em Bogotá em abril de 2018 e definiu a Colômbia como primeira aposta no plano de internacionalização da empresa.
A escolha da Colômbia pela AICEP para a criação de um dos Conselhos Económicos para a Internacionalização justifica-se pelo crescente número de empresas instaladas neste mercado (mais de cinquenta) e respetivo volume de negócios por elas gerado, bem como pelo investimento direto, pelo elevado número de empresas portuguesas que exportam para o país (mais de quatrocentas) e pelo potencial identificado em diferentes setores da economia colombiana.
No primeiro encontro do CEIC, que reúne duas vezes ao ano, estiveram presentes, para além da Arquiled, outras nove empresas e empresários, caso da Mota Engil, Jerónimo Martins, Teixeira Duarte e EDP.