Grupo Arquiled, ISEL e Faculdade de Engenharia de Sorocaba colaboram na área das cidades inteligentes
Protocolos de cooperação técnico científica visam a partilha de conhecimento e a promoção conjunta de projetos de investigação na área das cidades inteligentes, sustentabilidade urbana e iluminação pública inteligente
No âmbito da sua especialização em soluções de iluminação pública, o Grupo Arquiled (constituído pelas empresas Arquiled e Bright Science) assinou recentemente protocolos de cooperação técnico científica com duas reputadas instituições de ensino superior na área da engenharia – o ISEL e a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS), do estado de São Paulo, Brasil.
A parceria estabelecida com o centro universitário FACENS propõe-se facilitar a articulação entre a instituição e o centro de pesquisas do Grupo Arquiled, visando promover a elaboração de estudos conjuntos e o desenvolvimento de soluções e tecnologias para smart cities alicerçadas em sistemas de iluminação pública inteligente.
Laboratório Vivo de IoT
A operacionalização de um Laboratório Vivo de IoT no Smart Campus de Sorocaba constituirá o primeiro passo desta parceria, que se pretende alargar posteriormente a outros países da América Latina e Europa, neste último caso desde logo facilitada pela geminação com o Smart Campus do ISEL, prevista num terceiro protocolo assinado entre as duas entidades de ensino superior.
O laboratório de IoT, que permitirá o desenvolvimento e monitorização de acústica e comunicações, será replicado no Smart Campus do ISEL, servindo de base para Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT) conjuntos na área da sensorização e IoT com aplicação à iluminação pública.
Relações win-win
Segundo Miguel Allen Lima, CEO do Grupo Arquiled, a expectativa é que a “sinergia entre as universidades e a empresa” possa potenciar a inovação e a “criação de novas soluções de smart cities em iluminação pública e vários outros serviços”, para o mercado nacional e internacional. Sendo a inovação tecnológica uma das prioridades da Arquiled, “o apoio da comunidade científica é dos principais vetores para o atingir esse objetivo”, refere.
Paulo Carvalho, reitor do Centro Universitário FACENS, entende o protocolo como uma “excelente oportunidade para a universidade e os seus alunos, que irão integrar um centro de investigação de grande qualidade como é a Arquiled”. Neste âmbito, acrescente-se, existe a intenção de promover um programa de estágios profissionais entre as universidades e o Grupo Arquiled.
Jorge Sousa, presidente do ISEL, mostra-se convicto de que o “aprofundamento de sinergias” é fundamental para que as três entidades possam atingir “objetivos comuns” em prol do desenvolvimento de “uma sociedade que, cada vez mais, está atenta às diferentes soluções que surgem no âmbito das cidades inteligentes”.
As entidades envolvidas
FACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba (São Paulo)
Fundada em 1976, a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS) foi a primeira instituição de ensino superior de Engenharia de Sorocaba, oferece inúmeras bolsas para estudantes que têm necessidades socioeconómicas e investe todos os seus lucros no ensino. O seu nível de ensino é reconhecido pelo mercado de trabalho, o que é demonstrado pela elevada taxa de empregabilidade dos seus formandos (90% nos últimos doze anos).
ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
Uma das mais antigas e reputadas escolas de engenharia de Portugal, o ISEL foi criado em 1852 e está atualmente integrado no Instituto Politécnico de Lisboa. É reconhecido pela qualidade do seu ensino e pela investigação aplicada. Segundo dados da própria instituição a taxa de empregabilidade dos licenciados é de 90,5%.
Grupo Arquiled
Constituído pelas empresas Arquiled e Bright Science, é líder em Portugal na área da Iluminação Pública LED e tem vindo a especializar-se em soluções de IoT para smart cities, assentes em luminárias inteligentes e focadas na eficiência energética, inteligência, conetividade e segurança. Para além do desenvolvimento de projetos pioneiros em Portugal, tem vindo a apostar forte na internacionalização com investimento em países como a Colômbia, o Brasil e Espanha.