“Iluminação inteligente reforça crescimento da ARQUILED” – Dinheiro Vivo
Projetos de iluminação pública inteligente desenvolvidos no mercado nacional compensam dificuldades provocadas pelo “travão” da falta de matérias-primas e pela desvalorização da moeda em destinos de exportação da empresa
A ARQUILED vai atingir uma faturação de cerca de 11 milhões de euros em 2021, assente sobretudo em projetos de iluminação pública desenvolvidos em autarquias portuguesas, dois terços dos quais referentes a luminárias inteligentes.
Em declarações ao Dinheiro Vivo, Miguel Allen Lima, CEO da ARQUILED, diz ser “o mercado a evoluir naturalmente, as luminárias inteligentes são o standard”. Poupanças que podem atingir até 80% e retornos a 3 ou 4 anos, “com produtos que duram tranquilamente 15 anos”, revelam-se vantagens demasiado importantes para serem ignoradas pelos autarcas.
Especializada em iluminação pública e eficiência energética, a ARQUILED tem visto o âmbito de intervenção alargado com a aposta em soluções para cidades inteligentes. “Estamos a olhar cada vez mais a cidade como um todo e há muitas zonas onde é possível otimizar custos. A eficiência energética na área da iluminação é apenas uma dessas componentes”, refere Miguel Allen Lima.
Neste contexto, o artigo do “Dinheiro Vivo” destaca também as inúmeras possibilidades resultantes da associação entre iluminação inteligente e Internet of Things (IoT), que permitem a integração com outros serviços “rentabilizando, ao máximo, a infraestrutura de telecomunicações que está a ser colocada”, e revela que a ARQUILED pretende lançar dois novos produtos para otimizar a gestão de recursos já em 2022, ano em que estima uma faturação de 13 milhões.
Outros destaques do artigo:
- O lançamento da gama de produtos HIGYA de desinfeção por LED UV-C;
- A assinatura de um contrato de representação para a Europa e Angola com a BeWater, empresa do grupo Beijing Enterprises Water Group Limited;
- Um ano de 2021 complicado na exportação.
Leia o artigo original do “Dinheiro Vivo” na imagem em baixo ou aqui.