Semanário Expresso destaca entrada da ARQUILED no mercado brasileiro
O objetivo para 2020 é conseguir “fechar negócio com pelo menos 3 ou quatro cidades” no país irmão
A parceria recentemente estabelecida com a brasileira ENERFOCUS marca o reforço da internacionalização da ARQUILED no mercado brasileiro e o município de Aparecida, no estado de São Paulo, deverá ser o primeiro a instalar as luminárias e sistemas de gestão de iluminação pública da empresa portuguesa.
Em declarações ao Expresso, Miguel Allen Lima, CEO da Arquiled aponta “o câmbio” como constrangimento principal à entrada no mercado, mas mostra-se confiante que a aposta do país em parcerias público-privadas vai acelerar a procura de “produtos de qualidade” na área da iluminação pública e que oferta da Arquiled, “com garantia de 15 anos”, vai provar ser compensadora. Adicionalmente, para aumentar a capacidade da empresa concorrer no Brasil, alguns dos produtos deverão sofrer ligeiras alterações, que contudo permitirão baixar o seu preço.
A produção dos produtos será assegurada pela fábrica da Arquiled de Mora, no Alentejo, não sendo de excluir uma parceria futura com uma empresa industrial brasileira para fornecimento dos clientes daquele mercado, mas apenas se o “valor das encomendas” o justificar, confessa Miguel Allen Lima, CEO da Arquiled.
Recorde de faturação em 2019
Apesar de algumas dificuldades inesperadas no processo de internacionalização para a Colômbia, em 2019 a Arquiled fabricou mais de 100 mil luminárias e ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 10 milhões de volume de negócios, com o setor da iluminação pública a ser o mais movimentado devido à crescente procura por luminárias inteligentes.
Para 2020 o objetivo é atingir os €12 milhões de vendas, estando previstas inovações tecnológicas no âmbito da especialização da empresa no desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes com o foco na eficiência, sustentabilidade e conetividade.