
“Vida Económica” revela estratégia da Arquiled no regresso ao mercado Brasileiro
A aposta inicial passa por fechar negócio com um conjunto restrito de cidades e desenvolver projetos que funcionem como “montra” da empresa e da sua tecnologia de iluminação pública - Aparecida, no estado de São Paulo, vai receber o primeiro
O ano de 2020 marca o regresso da ARQUILED ao Brasil e, depois do jornal Expresso já o ter feito, agora foi a vez do jornal “Vida Económica” apresentar a estratégia da empresa aos seus leitores. E o artigo traz algumas novidades.
Segundo Miguel Allen Lima, CEO da Arquiled, o ano em curso serve essencialmente para “plantar” a tecnologia Arquiled no país demonstrando a sua experiência e know-how em iluminação pública LED e sistemas de Iluminação Inteligente através de um conjunto de projetos de menor dimensão que o habitual. O primeiro já está contratualizado com a cidade de Aparecida, no estado de São Paulo, mas o objetivo é fechar “três ou quatro” projetos até final do ano.

Planos mais ambiciosos no médio prazo
Apesar de 2020 ser entendido com o ano zero no Brasil, o regresso ao mercado brasileiro está a ser trabalhado já há três anos no âmbito do projeto de internacionalização da empresa, que identificou a necessidade de desenhar produtos especificamente para os mercados-alvo e de trabalhar com parceiros locais.
Para o Brasil, foi assinado um contrato de representação em exclusividade com a empresa ENERFOCUS e um protocolo com a faculdade de engenharia FACENS para desenvolvimento e investigação.
Crescimento sustentado por luminárias inteligentes
A trabalhar sobretudo no setor da iluminação pública e no desenvolvimento de soluções de eficiência energética desde 2012, a Arquiled tem crescido de forma consistente e atingiu pela primeira vez os 10 milhões de volume de negócios em 2019. Apesar do impacto da pandemia de Covid-19, a previsão de 12 milhões de euros para este ano mantém-se válida, sustentada pelo crescimento das soluções de luminárias inteligentes conectadas em rede, segundo Miguel Allen Lima.
Clique no botão para a versão integral da peça do Vida Económica, que também destaca o protótipo de Luminária LED Solar Autónoma desenvolvido pela Arquiled e já em testes.